O Clube da Aeronáutica de Brasília tem sido um importante apoiador da paracanoagem ao oferecer um espaço com infraestrutura acessível para o treinamento de atletas de alto rendimento. A equipe que treina no clube brilhou na 1ª etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, realizada nos dias 08 e 09 de março, em Curitiba, conquistando seu 17º título nacional consecutivo e garantindo classificações para competições internacionais.

O diferencial do Clube da Aeronáutica está na estrutura que possibilita a prática esportiva de forma inclusiva. Com áreas adaptadas para acessibilidade, os atletas encontram condições adequadas para o treinamento diário no Lago Paranoá. Esse suporte tem sido fundamental para o sucesso da equipe, que se mantém como referência nacional na modalidade.A conquista de 12 medalhas na competição — sendo quatro de ouro, quatro de prata e quatro de bronze — reflete o impacto desse apoio na preparação dos atletas.

O treinador Paulo Salomão, integrante da equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, teve um papel fundamental nessa conquista. Com a brilhante performance de seus atletas, ele assegurou uma vaga na delegação técnica que estará presente no Campeonato Mundial de Paracanoagem Velocidade 2025, em Milão, na Itália.

Entre os atletas em destaque, Luciano Pereira Lima, da categoria KL1 masculino, 4° lugar no campeonato mundial em 2024, ao vencer a prova com o tempo de 48:22 segundos, atingiu o índice para disputar seu terceiro mundial. Outro que honrou as cores do clube foi o Oscar Filho, atleta da categoria VL2 masculino, ao disputar remada a remada com o medalhista paralímpico Igor Tofalini, conquistando o 2° lugar com o tempo de 49:95 segundos.

Os destaques femininos foram as atletas Leonice Friedrich, campeã da categoria KL2 com o tempo de 54:74 segundos e a nossa atleta paralímpica Aline Furtado, campeã na categoria KL3 com tempo de 51:74 segundos, as colocando como fortes candidatas a representar o Brasil no próximo campeonato mundial. Aline Furtado ao sair vitoriosa na KL3 feminina celebrou o resultado: “Depois de quatro anos de trabalho, fui premiada em uma prova muito bem disputada com a Mari. Estamos trabalhando duro e cada vez evoluindo mais e corrigindo os erros para avançar”.

Acompanhando de perto toda a competição, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento, ressaltou a importância do evento e o potencial dos atletas para os próximos desafios: “Gratificante estar prestigiando esta competição de extrema importância que abre o ciclo de Los Angeles 2028. Vi que a disputa levará nossos atletas para as Copas do Mundo da Polônia e para o Mundial da Itália e sei que lá farão excelentes resultados”, comentou.

A próxima etapa da Copa Brasil de Paracanoagem está agendada para os dias 25 a 27 de abril, em Siqueira Campos. Esse evento contará pontos para o ranking nacional, sendo a oportunidade para aqueles atletas que buscam uma vaga remanescente na seleção brasileira na Copa do Mundo e no’ Campeonato Mundial. A equipe de Brasília está otimista, esperando superar o número de representantes dos anos anteriores e emplacar 7 atletas na seleção brasileira do mundial de 2025.

5 respostas

  1. Prezados.
    Impossível não ficar ARRIIIIIPIADO ao ler a matéria . . . . bem com imaginando nesses tempos em que somente observamos DESVALORES à Sociedade como um todo.
    PARABÉNS e que DEUS permita o mesmo AFINCO e SAÚDE por muitos anos.

  2. Eu como treinador e representante dos atletas Brasiliense confirmo a importância do clube da aeronáutica para a preparação dos nossos representantes brasileiros na seleção. O clube da aeronáutica tem a estrutura de clubes europeus, sendo que em questão de acessibilidade igual ou melhor.
    Somos todos gratos ao apoio e parceria.

  3. Simplesmente maravilhoso ter o apoio de um clube como o da Aeronáutica, com o espaço que utilizamos, com a acessibilidade que temos e com o acesso ao Lago Paranoá estruturado, podemos nos dedicar ainda mais nos treinamentos e trazer cada vez mais resultados importantes para Brasília como esses da Copa Brasil e poder almejar ainda mais os campeonatos mundiais. Obrigada pelo apoio e cuidado com nós atletas da Paracanoagem.

  4. O apoio e a estrutura que o clube da aeronáutica proporciona aos paratletas é sensacional! Gratidão que se comprova com trabalho duro e medalhas! Pá na água!!!

  5. A paracanoagem brasiliense está a cada dia se destaca no cenário mundial. Parabéns a todos os envolvidos. Luciano é um atleta que admiro muito. Terceira participação no campeonato mundial. Paulo Salomão insuperável em treinar todos eles. Clube da aeronáutica sempre investindo na acessibilidade dos atletas e no conforto dos acompanhantes. Deus abençoe a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *